Burundanga – A Revolução do Baixo Ventre foi um dos dois projetos escolhidos para compor a
programação de montagens inéditas do SESI-SP em 2018. A comédia, que faz
apresentação em Piracicaba, concorreu com outras 228 propostas recebidas
exclusivamente por companhias teatrais do interior, litoral e da grande São
Paulo no edital de 2018 da instituição. As sessões gratuitas acontecem de
sábado, às 20h e domingo, às 19h. Os ingressos podem ser reservados pelo
sistema Meu SESI, no www.sesisp.org.br/meu-sesi.
A montagem da Damião e Cia de Teatro é
uma irreverente comédia popular cuja essência questiona o cenário político
brasileiro. Nessa história, uma dupla de trambiqueiros acaba de chegar a uma
cidadezinha nos confins do Brasil. Quando os rapazes são dominados pela fome,
miséria e desgaste assumem uma postura inusitada: se vestem de militares e
fazem todo o município acreditar que o País foi tomado por um golpe militar.
Os
moradores creem que uma revolução está em curso – motivo suficiente para acirrar
as discussões e aflorar os ânimos. O mal-entendido traz à tona interesses
ocultos, paixões arrebatadoras e alianças improváveis, ocasionando uma confusa
e divertida revolução.
Em
verbete de dicionário, “burundanga” tem sentido restrito: palavreado confuso e
trapalhada. Contudo, quando toma a cena teatral, a palavra se veste de
sinônimos que extrapolam a confusão para tomar novos rumos, entre os quais o da
crítica social, da reflexão sobre a corrupção e do escárnio bem-humorado de
mediocridades e hipocrisias.
Apesar
de escrita em 1994 pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu, Burundanga propõe ao
espectador um exercício: refletir o momento vivido pelo País nos últimos anos. “O
texto continua muito atual, pois as situações, as insinuações e a corrupção no País
não mudam. Os personagens de Burundanga têm fome, cada qual com um interesse
próprio. Não há um pensamento ético sobre as questões, não existe uma noção de
civilidade e de cidadania”, destaca o diretor Fernando Neves.
O
espetáculo conta com a linguagem e poética do circo-teatro brasileiro, além da
trilha sonora executada ao vivo pelo pianista Lucas Uriarte, com a participação
do ator Rodrigo Nasser na rabeca. A atriz Fernanda Jannuzzelli ressalta como a
melodia complementa o enredo: “A música está sempre presente. Não como um
simples adorno ou acompanhamento, mas como um elemento ligado à representação,
explicitando o enredo da peça e atuando como parte importante da criação da
teatralidade”.
Há
mais de uma década o SESI-SP seleciona projetos de montagens inéditas de todo o
território nacional. No ano passado, graças ao sucesso e experiência positiva
da produção de São José do Rio Preto vencedora do edital, a instituição propôs
abrir um certame específico para as companhias do interior do Estado (todas as
cidades fora da capital).
“É
um processo muito bonito. Recebemos apenas a ideia do espetáculo, uma pequena
concepção em papel, e a trabalhamos até transformá-la em realidade concreta
para o público. Essa é uma das frentes de atuação do SESI-SP, a de difusão
cultural, proposta que se torna ainda mais rica no momento em que fomentamos a
produção teatral do interior, que muitas vezes não tem tanto espaço para ser
contemplada em editais nacionais”, declara Anna Polistchuk, analista de
atividades culturais do SESI-SP.
Sobre a Damião e Cia de Teatro
Inspirada na teatralidade cômica do ator, a
Damião e Cia de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas.
A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da UNICAMP,
o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2013, com Estrela da Madrugada: a história de um
palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pela essência do circo-teatro
brasileiro.
Ficha técnica
Dramaturgia:
Luís Alberto de Abreu | Direção: Fernando Neves | Assistente de direção: Kátia
Daher | Elenco: Aline Olmos, Bruna Recchia, Fernanda Jannuzzelli, Lara Padro,
Lucas Marcondes, Rafael D’Alessandro e Rodrigo Nasser | Música: Lucas Uriarte |
Cenário: Márcio Medina | Cenotécnica e adereços: Zé Valdir | Iluminação:
Domingos Quintiliano | Figurino: Carol Brada e Leopoldo Pacheco | Produção
executiva: Cassiane Tomilhero, Cristiane Taguchi e Juliana Saravali |
Assessoria de imprensa: Tiago Gonçalves | Idealização: Damião Cia. de Teatro |
Equipe técnica de Arte Cênicas SESI-SP: Miriam Rinaldi, Anna Helena Polistchuk,
Daniele Carolina L. Uchikawa e Flavio Bassetti | Realização: SESI-SP
SESI Viagem Teatral – Montagens Cênicas Inéditas
A área de artes
cênicas do SESI-SP apresenta um vasto escopo de produções de múltiplas
experiências estéticas e amplo repertório temático. Sua missão é fomentar a
diversidade cultural, democratizar o acesso à arte e à informação, formar
plateias e estabelecer o diálogo contínuo e permanente entre obra e público,
comunidade e sociedade.
O projeto Viagem
Teatral – Montagens Cênicas Inéditas visa reforçar a produção artística
regional, incentivando e difundindo aspectos, características e a identidade da
cultura local. A proposta é fomentar a produção cênica contemporânea do
interior, litoral e da grande São Paulo, proporcionando variadas experiências
estéticas para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de
novas plateias.
SERVIÇO
Local:
Teatro do SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralf Benatti, 600 – VL Industrial
AVCB:
267227 - validade: 23/10/2021
Alvará:
1216031.2018-34 - validade: 22/03/2020
Datas e horários:
8 e 9 de setembro, sábado às 20h e domingo as 19h
Capacidade: 320
lugares 08 para cadeirantes
Duração:
90 minutos
Classificação
indicativa: 12 anos
Modalidade:
Adulto
Gênero:
Comédia
Informações:
(19)3403-5900 / 3403-5940
Entrada gratuita – Reservas poderão ser antecipadas pelo Meu SESI - (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos 1h antes
do início do espetáculo.