1001 Fantasmas
![]() |
Foto: Tom Alves |
A Cia. O Grito apresenta a peça 1001 Fantasmas nos dias 03 e 04 de novembro, no Teatro do SESI Piracicaba. As sessões, gratuitas, serão realizadas no sábado e no domingo, ambas às 16h. A montagem foi selecionada para compor a programação itinerante da segunda temporada do Viagem Teatral 2012.
No enredo, o pequeno Vitor Aligheri e seus pais recebem a visita de Ademar, tio do menino. Coincidentemente a chegada do parente, fatos inexplicáveis passam a acontecer e, de um momento a outro, o garoto depara-se com o sumiço de seus pais. Essa nova situação, junto com a descoberta da existência de dois caça-fantasmas que querem sugar a boa energia dos seres do mundo visível e invisível, faz com que o garoto una forças com a Sociedade Secreta dos 1001 Fantasmas, formada por crianças e adultos que ainda conseguem enxergar os mistérios.
Foto: Tom Alves |
A peça, inspirada em livro homônimo da escritora Heloisa Prieto, foi desenvolvida de maneira que todas as mudanças necessárias, desde a mudança cenográfica a caracterização de personagens, sejam realizadas às vistas do público, sem haver a preocupação de esconder o que e como se faz.
As atuações também seguem a mesma proposta. No decorrer do espetáculo, a interpretação de uma personagem é revezada entre os quatro atores, sendo essa mudança percebida pela troca de chapéus e perucas que caracterizam cada figura do texto. A este detalhe soma-se o fato de que nenhuma das pessoas envolvidas no jogo cênico sai de cena. Ora elas estão na área de ação, ora nas laterais e no fundo do palco, preparando-se para a próxima entrada.
O cenário é composto por janelas, portas e paredes móveis que são manipuladas para recriar os diversos espaços necessários. A sonoplastia, assim como as vozes distorcidas dos fantasmas, também ganha tom experimental ao ser executada ao vivo. O espetáculo estreou no Teatro Alfa em agosto de 2010 e, no anjo seguinte, recebeu três indicações ao Prêmio Coca-Cola FEMSA, nas categorias produção, figurino e iluminação.
Foto: Tom Alves |
Sobre a Cia. O Grito
A Cia. O Grito surgiu no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, a partir de um grupo de estudo sobre dramaturgia e encenação contemporânea, com experimentações entre cena e texto. Desde sua criação, o grupo produziu as montagens Tirando um som na garagem; 1001 Fantasmas (2010), que foi indicada ao Prêmio Coca-Cola FEMSA, nas categorias melhor produção, iluminação e figurino; Poe, Edgar (2009); O armário mágico (2009), que recebeu três indicações ao Prêmio Coca-Cola FEMSA, nas categorias de teatro-infantil e jovem, revelação (atriz e autora) e ator; Caça aos ratos e A terra onde nunca se morre (2006); Marujo Caramujo e a Minhoca Tapioca (2005), ganhadora do Prêmio APCA, na categoria de melhor ator, e indicado ao Prêmio Coca-Cola FEMSA, na categoria cenário, figurino e iluminação; e O caso da casa (2003), indicada ao Prêmio Coca-Cola FEMSA, na categoria direção.
Você pode conferir mais sobre o trabalho da Cia O Grito clicando (aqui)
Ficha técnica
Direção: Roberto Morettho | Elenco: Alessandro Hernandez, Léia Rapozo, Marco Barreto e Teca Spera | Dramaturgia: Alessandro Hernandez e Roberto Morettho | Cenário: Marisa Bentivegna | Figurinos: Telumi Hellen | Adereços: Telumi Hellen e grupo | Iluminação: Marisa Bentivegna | Maquiagem: Telumi Hellen e Teca Spera | Trilha sonora original: Mariane Mattoso | Orientação corporal: Ana Sharp | Sonoplastia: o grupo sob orientação de Mariane Mattoso
Espetáculo: 1001 Fantasmas
(Viagem Teatral 2012 – 2ª temporada)
Datas e horários: sábado (03) e domingo (04), às 16h
Local: Teatro do SESI Piracicaba – Avenida Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Gênero: comédia infantil
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 5 anos
Informações: (19) 3403-5928
Entrada Franca – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação e não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
(Texto: AI | SESI-SP)